Pix Automático: Lançamento pode ser adiado para 2025, diz Febraban

O Pix Automático, que permite agendar pagamentos recorrentes, pode ser lançado em 2025. A Febraban afirma que o atraso é para garantir a segurança da ferramenta. Saiba mais sobre o Pix Automático e como ele pode facilitar sua vida!

Lançamento do Pix Automático pode ser adiado para 2025

O Pix Automático, funcionalidade aguardada para agendamento de pagamentos recorrentes através do sistema instantâneo do Banco Central, pode ter seu lançamento postergado para 2025. A informação foi divulgada por Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), durante um evento do banco BTG Pactual nesta terça-feira (5).

De acordo com Sidney, a nova previsão considera o tempo necessário para que as instituições financeiras implementem a ferramenta com a devida segurança. O executivo também mencionou que o Banco Central está ciente do cronograma.

Expectativa inicial era de lançamento em 2024

A princípio, o Banco Central previa disponibilizar o Pix Automático aos usuários ainda em 2024. No entanto, a complexidade do projeto e a necessidade de assegurar a estabilidade do sistema resultaram no adiamento.

Funcionalidade promete praticidade e agilidade

Com o Pix Automático, os usuários poderão programar pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços, mensalidades escolares e boletos, de forma semelhante ao débito automático. A funcionalidade visa proporcionar mais praticidade e agilidade aos consumidores, além de reduzir a inadimplência.

Banco Central segue trabalhando no desenvolvimento

Apesar do possível atraso, o Banco Central continua dedicado ao desenvolvimento do Pix Automático. A expectativa é que a ferramenta seja liberada gradualmente aos usuários, após um período de testes com as instituições financeiras.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow