Apple pode ser forçada a permitir apps de fora da App Store no iPadOS, diz UE

A Apple pode ser obrigada a permitir a instalação de apps fora da App Store no iPadOS, segundo o Digital Markets Act (DMA) da União Europeia. A lei, que visa combater práticas anticompetitivas de gigantes de tecnologia, pode abrir espaço para lojas de apps alternativas e dar mais poder aos consumidores. Saiba mais sobre o DMA e o impacto na Apple!

Apple pode ser forçada a permitir apps de fora da App Store no iPadOS, diz UE

Apple pode ser obrigada a permitir lojas de apps alternativas no iPadOS

A Apple pode ser forçada a permitir a instalação de aplicativos por outras lojas, além da App Store, em seus iPads vendidos na União Europeia. Essa obrigação seria uma das consequências da aprovação do Digital Markets Act (DMA), lei que visa combater práticas anticompetitivas de gigantes da tecnologia.

O DMA tem como objetivo abrir espaço para concorrentes e oferecer mais opções aos consumidores. Uma de suas exigências é a permissão de lojas de aplicativos alternativas em plataformas consideradas gatekeepers, como Android e iOS. Inicialmente, acreditava-se que a regra se aplicaria apenas ao sistema operacional do iPhone.

No entanto, em entrevista ao site The Verge, um porta-voz da Comissão Europeia confirmou que o iPadOS também está incluso na legislação.

Segurança versus Concorrência

A Apple argumenta que a abertura do iOS e do iPadOS colocaria em risco a segurança dos usuários. A empresa defende a segurança da App Store, alegando que ela passa por um rigoroso processo de análise de aplicativos.

Por outro lado, desenvolvedores e concorrentes acusam a Apple de usar a App Store para sufocar a concorrência, reclamando, por exemplo, das altas taxas cobradas pela empresa.

Aprovação e Implementação

O DMA ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia. A expectativa é que a lei entre em vigor no final de 2022 ou no início de 2023.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow