Nintendo quer remover mais de 85 mil emuladores de Switch do GitHub
A Nintendo está pedindo ao GitHub para remover mais de 85 mil emuladores de Switch. O Skyline, um emulador de código aberto, permite jogar jogos do Switch no PC e outros dispositivos sem comprar o console. A Nintendo argumenta que o Skyline viola seus direitos autorais e prejudica suas vendas. Saiba mais sobre a luta da Nintendo contra a pirataria e o impacto do Skyline.
Nintendo busca derrubar mais de 85 mil emuladores de Switch no GitHub
A Nintendo está determinada a combater a emulação de seus jogos e, para isso, está tomando medidas drásticas contra o emulador Skyline. A gigante japonesa enviou um pedido de retirada de conteúdo protegido por direitos autorais (DMCA) ao GitHub, solicitando a remoção de 344 repositórios que, segundo a empresa, distribuem ilegalmente o software.
O Skyline permite que usuários de PC, celulares e outros dispositivos desfrutem dos jogos do Nintendo Switch sem a necessidade de adquirir o console. O emulador, desenvolvido pela comunidade de código aberto, ganhou popularidade por sua capacidade de rodar os jogos em alta resolução e com bom desempenho mesmo em hardwares mais modestos.
Violação de direitos autorais e prejuízo às vendas
A Nintendo argumenta que o Skyline viola seus direitos autorais ao permitir o acesso e a jogabilidade de seus títulos sem autorização. A empresa alega ainda que o emulador causa prejuízo às suas vendas, uma vez que os usuários podem simplesmente baixá-lo e jogar gratuitamente.
No pedido de DMCA, a Nintendo afirma que "o site em questão (o repositório do GitHub) é dedicado à hospedagem, organização e promoção de softwares de infração de direitos autorais que permitem que o público em geral jogue videogames Nintendo Switch protegidos por direitos autorais gratuitamente e sem a necessidade de um console de videogame Nintendo Switch".
A empresa complementa: "Especificamente, o site torna disponível para download o Skyline, um emulador de videogame Nintendo Switch de código aberto, junto com outros arquivos de software de infração de direitos autorais que permitem que o Skyline funcione corretamente".
Histórico do GitHub e a postura da Nintendo
Até o momento, o GitHub não se pronunciou sobre o pedido da Nintendo. No entanto, a plataforma já demonstrou anteriormente que atende a solicitações semelhantes de outras empresas. Em 2021, por exemplo, o código-fonte do emulador Dolphin, que permitia a emulação de jogos de GameCube e Wii no PC, foi removido do GitHub a pedido dos detentores dos direitos autorais.
A Nintendo é reconhecida por sua postura rígida contra a pirataria. A empresa já moveu processos contra diversos sites e indivíduos por distribuírem seus jogos ilegalmente. A ação contra o Skyline é mais um capítulo na luta da Nintendo para proteger sua propriedade intelectual.
Qual é a sua reação?