Chrome vai usar aprendizado de máquina para melhorar a barra de endereços

O Chrome vai usar aprendizado de máquina para melhorar a Omnibox, facilitando o acesso a sites, downloads e abas abertas. Experimente as novas sugestões e navegue com mais rapidez!

Chrome vai usar aprendizado de máquina para melhorar a barra de endereços

Google usa aprendizado de máquina para melhorar a barra de endereços do Chrome

O Google anunciou nesta terça-feira (7) que vai usar aprendizado de máquina para aprimorar a barra de endereços do Chrome. Essa novidade, que será liberada em breve para usuários da versão estável do navegador, promete tornar mais fácil o acesso a páginas da web, downloads e até mesmo abas abertas.

Em uma publicação no blog do Chromium, o Google explica que a Omnibox — como também é chamada a barra de endereços do Chrome — passará a destacar sugestões mais relevantes para o usuário com base em seus hábitos de navegação. A inteligência artificial do navegador analisará o histórico de acessos para determinar quais sites, páginas e arquivos são mais importantes para o usuário em um determinado momento.

“Por exemplo, se você costuma começar seu dia de trabalho acessando um site específico, a Omnibox poderá sugerir esse site como a primeira coisa da próxima vez que você abrir uma nova guia, mesmo que você não tenha digitado nada”, explica o Google.

Omnibox inteligente: Facilidade em downloads e abas

Além de facilitar o acesso a sites e páginas da web, a Omnibox também utilizará aprendizado de máquina para organizar melhor os downloads. A inteligência artificial do Chrome analisará o histórico de downloads do usuário para determinar quais arquivos são mais importantes e exibi-los na parte superior da lista.

“Se você costuma baixar arquivos de um site específico, a Omnibox poderá sugerir esse site como um local para fazer o download da próxima vez que você clicar em um link de download”, exemplifica o Google.

Por fim, a Omnibox também vai usar aprendizado de máquina para ajudar o usuário a encontrar abas abertas com mais facilidade. A inteligência artificial do Chrome vai analisar o histórico de abas abertas do usuário para determinar quais são as mais importantes e exibi-las na parte superior da lista.

“Se você costuma alternar entre as mesmas abas ao longo do dia, a Omnibox poderá sugerir essas abas como as primeiras da lista da próxima vez que você clicar no botão ‘Alternar abas’”, finaliza o Google.

Disponibilidade da atualização

As novidades começam a ser liberadas em breve para usuários da versão estável do Chrome no desktop (Windows, macOS e Linux) e também para Android e iOS.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow